


DATA
13 Agosto 2021

HORA
21:30 – 22:30

LOCAL
Parque da Várzea | Manteigas
Dias
Horas
Minutos
Segundos
"Raivera Tour"
IAN
Participação especial das bandas filarmónicas de Manteigas:
- Banda Boa União – Música Velha
- Filarmónica Popular Manteiguense – Música Nova
Sinopse
RAIVERA é o disco de estreia de IAN, projeto a solo da violinista Ianina Khmelik, primeiro violino da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, editado em Agosto de 2020.
Este disco é sobretudo um exercício de liberdade, algo que IAN muito preza e pratica, quer na forma magnífica como funde a electrónica com melodias cativantes, quer na atitude que transmite em palco, com uma imagem muito forte.
O título esperançoso pode enganar pelo seu aparente otimismo quando comparado com o que dizem as nove canções deste disco. Mas ao mesmo tempo não o desmentem. As canções de RAIVERA são narrativas, pequenas vinhetas ora melancólicas, ora festivas ora dolorosas.
RAIVERA é um neologismo composto que em russo significa “paraíso” (rai) e “fé” (vera). Nesta aglutinação dos dois termos, nasce o nome do disco que, tal como IAN, é a conjugação das várias influências musicais, pessoais e profissionais.
A produção de Nuno Gonçalves (The Gift) é cúmplice nesse entendimento e é também por isso que RAIVERA apresenta uma coerência musical e afectiva rara.
Através deste projeto, IAN procura distanciar-se do seu trabalho como violinista clássica, quer na música quer na imagem que apresenta em palco. IAN e Ianina são de facto a mesma pessoa mas com expressões artísticas diferentes.
Apesar desse distanciamento, neste espetáculo, IAN foi desafiada a colaborar, numa participação especial, com duas bandas filarmónicas de Manteigas: Banda Boa União – Música Velha e Filarmónica Popular Manteiguense – Música Nova, aglutinando assim os dois mundos, tornando o espetáculo único e irrepetível.
Partilhe este evento nas suas redes sociais
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn