Calendar Icon 4

DATA

31 Julho 2021 

HORA

22:00 – 23:30

LOCAL

Igreja Matriz de Castelo Novo | Fundão

Dias
Horas
Minutos
Segundos

"Uma Viagem pela Música Antiga"

Van Eyck (c. 1390 – 1441), Sandro Botticelli (1445 – 1510) e Van Dyck (1599 – 1641) deixaram-nos algumas pinturas intemporais, que funcionam como uma janela, permitindo-nos espreitar os usos e costumes de uma época antiga, repleta de fantasia, esplendor e segredos. Como seria se pudéssemos juntar as obras destes génios da 3ª arte? A confluência perfeita e harmoniosa entre artistas com seus saberes e técnicas, unidos pela maestria do pincel.

No programa por nós apresentado propomos isso mesmo: uma ligação harmoniosa e transversal de sons musicais unidos pela genialidade de alguns dos compositores mais icónicos. Como? Através de uma viagem pela História da Música Antiga, desde o século XII até ao século XVIII.

 

“LES SECRETS DES ROYS”

Mara Marques, soprano
Susana Quaresma, soprano
Rui Oliveira, tenor
Pedro Morgado, baixo
Susana Moody, alto e viola da gamba
André Barroso, alaúde
Denys Stetsenko, violino

Sinopse

Concerto integrado no “Festival de Música Antiga de Castelo Novo 2021 – 31 de Julho e 1 de Agosto”

Até sensivelmente meados do século XX, toda uma miríade de obras musicais, compositores e mesmo instrumentos, eram praticamente desconhecidos do grande público. A isso se deveu o facto de apenas alguns nomes surgirem, de forma recorrente, em edições discográficas ou em concerto, dando a ideia de que os meios musicais do passado se resumiram a apenas algumas personalidades.

Já na segunda metade do século, todo um movimento de redescoberta da arte do passado se desenvolveu – onde se incluem intérpretes, investigadores ou construtores de instrumentos, tornando a descoberto um novo mundo, onde vemos todo um firmamento de figuras a despontar, desde os primórdios da música europeia no período medieval, atravessando todas as épocas até aos nossos dias.

Assim, as pesquisas musicológicas realizadas nas últimas décadas têm revelado uma riqueza extraordinária no passado da Europa e no da humanidade em geral. O trabalho científico apoiado nas diversas fontes disponíveis tem elucidado inúmeras questões ligadas à música, como por exemplo, na organologia – o estudo dos instrumentos, e na prática interpretativa. Estas pesquisas vieram ajudar os músicos dos nossos dias no trabalho de procura da interpretação vocal e instrumental própria de cada época histórica.

No Festival de Música Antiga tentamos reproduzir ambiências e sonoridades das épocas de antanho, aproveitando o cenário idílico da Aldeia Histórica de Castelo Novo no Concelho do Fundão.

Neste ano, e após um interregno devido às condicionantes causadas pela pandemia que tem assolado o mundo inteiro, teremos um evento mais reduzido do que o habitual, com apenas três espectáculos no decorrer do fim-de-semana de 31 de Julho e 1 de Agosto. O Festival, como tem sucedido nos últimos anos, será precedido e acompanhado pelo “Early Music Summer Camp”, um campo de lazer e trabalho na Música Antiga para jovens músicos, coordenado pelas professoras Helena Raposo, alaudista e pela flautista Ana Figueiras, e cujo concerto final se realiza na tarde de sábado, dia 31 de Julho.

Nesse mesmo dia, à noite, teremos um concerto com o Ensemble de Música Antiga “Les Secrets des Roys”, que nos convidam a uma viagem pela História da Música Europeia, com obras escritas, desde o distante Século XII, no período medieval, até ao esplendoroso barroco no Século XVIII. Esse espectáculo, devido às condicionantes da Direcção Geral da Saúde, que se esperam ainda em vigor nessa época, com limitação da assistência, contará com dois concertos, para assim responder à habitual procura nesse momento do Festival. Os concertos serão realizados pelas 22h00 e 23h00.

No Domingo, a encerrar o Festival, apresenta-se o agrupamento “Cappella dei Signori”, dirigido por Ricardo Bernardes, que nos propõe uma viagem pela polifonia portuguesa do final da renascença, num ambiente de recolhimento e harmonia, uma espécie de “Requiem” à memória do passado recente da humanidade.

Partilhe este evento nas suas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn