Foto_Ana_Seara_650x488

DATA

10 Setembro 2021 

HORA

21:30 – 22:30

LOCAL

Castelo de Vilar Maior | Sabugal

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Orquestra Académica Filarmónica Portuguesa

ANA SEARA (1985) – “Caminho da Estrela – Itinerários do Eu”

MAURICE RAVEL (1875-1937) – “Jeux d’eau”, M.30

OLIVIER MESSIAEN (1908-1992) – “Le Merle Noir”

STEVE REICH (1936) – “Pulse”

FÁTIMA FONTE (1983) – “Som Sem Saída”

 

Orquestra Académica Filarmónica Portuguesa

Osvaldo Ferreira direcção

Vasco Dantas piano

Sinopse

Serão interpretadas obras de compositores contemporâneos: Ana Seara, Fátima Fonte e Steve Reich.

A obra de Ana Seara (“Caminho da Estrela – Itinerários do Eu”) remete para a Estrela – o céu, o infinito e o desconhecido -, a Serra – a imponência, o arrebatamento da imensidão da Natureza -, a Transumância – os pastores, os rebanhos, a solidão, mas também a mobilidade do Eu, que todos fazemos ao longo dos anos, ao longo da vida. Local paradigmático e fértil em lendas e mitos, em estórias e História, é aqui homenageado numa narrativa que se compõem de várias camadas dramáticas externas e internas com a lenda da Serra da Estrela como fio condutor.

Na obra de Fátima Fonte (“Som Sem Saída”) o ponto de partida é a poesia de Américo Rodrigues. Tem como fio condutor a dualidade entre o silêncio e o som das palavras, sugerindo múltiplos jogos entre a orquestra e diseur. Nas palavras da compositora “Fascinou-me a dimensão sonora dos poemas: os ritmos, timbres e intensidades vislumbrados em cada um.”

A obra de Steve Reich (“Pulse”) é uma das obras de Reich para um ensemble de maior dimensão – quatro violinos, duas violas, duas flautas e dois clarinetes, todos interligados pelo som persistente do piano e do baixo eléctrico. “Pulse” quase que parece a banda sonora de um curta-metragem sobre o heroísmo da existência rotineira de um trabalhador de escritório, onde uma sequência diária de trabalho intenso significa que nada de relevante acontece.

Partilhe este evento nas suas redes sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn