DATA

24 Julho 2021

HORA

19:30 – 20:45

LOCAL

Centum Cellas

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Steve Reich Highlights

DANCE PATTERNS (1999)

MUSIC FOR PIECES OF WOOD (1973)

DRUMMING I (1971)

SEXTET (1984)

 

Drumming Grupo de Percussão

Miguel Bernat, direcção musical

Luís Duarte e Lígia Madeira, pianos

André Dias, João Dias, Pedro Gois e Miquel Bernat, percussão

Süse Ribeiro, desenho e operação de som

ENTRADA GRATUITA

RESERVA DE BILHETES SERÁ DISPONIBILIZADA EM BREVE NO SITE DO MUNICÍPIO

Sinopse

Drumming Grupo de Percussão, cujo nome foi inspirado na obra “Drumming” de Steve Reich – com o consentimento do próprio compositor – é um ensemble vocacionado para a música contemporânea, fundado e dirigido por Miquel Bernat, no Porto, em 1999. Desde então, tem-se afirmado como um dos mais importantes coletivos do género a nível internacional. Os seus espectáculos viajam da percussão erudita ao jazz, passando pela electrónica e rock, e incluem também o desenvolvimento de música de cena para teatro, ópera e bailado, num trabalho de proximidade com compositores e sociedade. 

Steve Reich é considerado um dos mais importantes e influentes compositores dos séculos XX e XXI pelo seu poder imagético e criativo e por ser um dos criadores e impulsionadores da chamada Música Minimalista.

A sua música caracteriza-se por um pulso constante, repetição motívica e uso frequente de cânones que se desenvolvem dentro de estruturas rigorosas, ritmos propulsores, harmonias de diversos géneros musicais (especialmente o jazz) e uma orquestração repleta de cores.

O legado de Steve Reich tem influenciado compositores e músicos por todo o planeta pela sua indiscutível autenticidade. “The Guardian” descreve-o como um dos poucos compositores que “alterou o rumo da história da música” e o “The New Yorker” refere-se a ele como “o músico e pensador mais original dos nossos tempos”.

Partilhe este evento nas suas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn